Alecrim e tomilho – dois aliados na redução do sal

Alecrim e tomilho – dois aliados na redução do sal

A redução do consumo de sal está na linha da frente das preocupações com a saúde porque na maioria das cozinhas portuguesas o sal é indispensável. Para muitos, a recomendação de consumir apenas 5g de sal por dia, o equivalente a uma colher de chá, é um desafio. E se lhe dissermos que existem duas ervas aromáticas que muito podem ajudar a substituir (parcialmente ou mesmo totalmente) o sal?

O alecrim e o tomilho, para além de combinarem com muitos alimentos e entre si, dão um toque aos seus cozinhados que permitem reduzir ou até esquecer o sal.

Para educar o paladar, poderá começar por substituir metade da quantidade que utilizaria de sal pelo alecrim e tomilho num assado ou num grelhado e ir reduzindo, ao longo do tempo, a porção de sal e aumentado a porção das ervas aromáticas. Outra estratégia que lhe apresentamos é colocar num saleiro um terço de sal e o restante com alecrim seco, tomilho seco ou uma mistura de ambos.

Tenha sempre na sua cozinha estas duas ervas aromáticas e vá incluindo outras que conjuguem bem com cada receita. O seu coração agradece.

Tânia Miguel Soeiro, Coach da Your Challenge, Formadora e Nutricionista do Nutrihome.
 


Membro da Ordem dos Nutricionistas nº0588N.