Bolos mais saudáveis: menos calorias, o mesmo prazer.

Bolos mais saudáveis: menos calorias, o mesmo prazer.

Nada faz melhor à alma do que fazer um bolo e sentir o seu aroma a invadir a cozinha. Partilhar uma fatia de bolo é partilhar um pedaço de alegria. Por isso, deixamos consigo simples truques que melhoram o valor nutricional dos seus bolos, de forma a torná-los mais saudáveis.

  • A base mais comum dos bolos leva farinha, açúcar, manteiga e ovos. Em primeiro lugar, deverá analisar quais os ingredientes sólidos e líquidos da receita que podem ser substituídos sem alterar a consistência do bolo. É importante que garanta que todos os ingredientes podem ser submetidos às elevadas temperaturas do forno.
  • Substitua a farinha de trigo pela versão integral ou por outras farinhas mais ricas em fibra, como a farinha de espelta, a farinha de aveia, a farinha de centeio, a farinha de malte ou a farinha de cevada. Caso exista intolerância ao glúten, poderá optar pela farinha de arroz ou pelo amido de milho.
  • Sempre que possível, utilize açúcar mascavado em vez do açúcar refinado. Apesar de o valor energético ser igual, o açúcar mascavado mantém mais minerais e vitaminas e passou por menos processos químicos.
  • Substitua uma parte da quantidade de açúcar por vegetais, tubérculos e frutas que caramelizam facilmente, como a cenoura, a curgete, a beterraba, a batata-doce, a maçã e a pera.
  • Tente substituir totalmente ou em parte a manteiga, rica em gordura saturada, por outras gorduras monoinsaturadas (como o azeite) ou polinsaturadas (como o óleo de girassol ou óleo de colza).
  • Para reduzir a quantidade de gordura total, pode experimentar substituir parte da gordura por leite magro ou bebida vegetal (soja, arroz, aveia, amêndoa). Ou ainda, veja como formar um gel de chia que substitui até 25% da gordura total da receita em Sementes de Chia: uma avalanche nutrientes.
  • Se o bolo levar natas ou um queijo creme gordo, a sua substituição pode ser feita por iogurte magro ou queijo quark.
  • No caso de ser um bolo com cacau, a alfarroba faz as delícias com menos gordura, menos teor de sal e mais fibra.

Recomendamos que a ingestão de bolos, mesmo com as alterações sugeridas, seja ocasional pois são sempre alimentos ricos em gordura, açúcar e calorias. Esperamos que tenha boas experiências culinárias e que os seus bolos pisquem o olho à saúde.

Tânia Miguel Soeiro, Coach da Your Challenge, Formadora e Nutricionista do Nutrihome.
 


Membro da Ordem dos Nutricionistas nº0588N.