Como melhorar
o seu funcionamento intestinal em 3 passos

Como melhorar<br> o seu funcionamento intestinal em 3 passos

Alimentação Saudável, Hidratação e Atividade Física. São estes os 3 pilares essenciais para um bom funcionamento intestinal. E nenhum deles é dispensável.

Tenha um dieta equilibrada, variada e rica em fibras
No nosso tubo digestivo, as fibras desempenham diversas funções. Fazem com que os alimentos não sejam digeridos demasiado rápido, para que assim todos os seus nutrientes sejam absorvidos. Adicionalmente, as fibras retêm líquidos, formando um gel e adicionando volume às fezes, o que facilita o seu movimento através do intestino. Na sua alimentação diária inclua leguminosas secas (grão, feijão e lentilhas) ou verdes (favas e ervilhas), cereais integrais, vários legumes, fruta fresca, farelo de trigo ou de aveia e também sementes, pois são alimentos com elevado teor de fibra.

Beba quantidades adequadas de líquidos 

Os líquidos são essenciais para manter os movimentos intestinais regulares e para assegurar que as fezes não endureçam. Ingerir fibra suficiente não basta, é necessário hidratar a fibra consumida para que esta tenha o efeito desejável e não o efeito contrário. Idealmente beba seis a oito copos de água por dia. Esta quantidade deve ser aumentada em dias quentes ou sempre que fizer exercício físico.

Aumente a atividade física
Um estilo de vida sedentário aumenta o risco de prisão de ventre. A atividade física regular facilita o transporte dos resíduos através do intestino, de forma mais rápida e eficiente, pois ajuda a promover a contração normal dos músculos da parede intestinal. Pelo menos uma caminhada de 30 minutos por dia, é a nossa recomendação.

Estas sugestões contribuem também para a diminuição do risco do desenvolvimento de outras doenças como as cardiovasculares, diabetes, obesidade e hipertensão.

Anabela Almeida, Nutricionista Membro da Ordem dos Nutricionistas nº 0095N.

Colaboração com Dietética e Nutrição da ESTeSL.