Farelo de trigo: o campeão da fibra

Farelo de trigo: o campeão da fibra

Sabia que…

O farelo de trigo é das formas mais económicas de adicionar fibra à sua alimentação?

Este alimento saudável é um subproduto obtido da produção de farinha de trigo. Consiste na camada mais externa da parte comestível do grão de trigo e, devido ao seu teor de fibra, tem elevada capacidade de saciar, ajudando a diminuir o apetite.

valores_farelo-trigo-2

Aqui ficam os principais benefícios do farelo de trigo:

  • A fibra de farelo de trigo contribui para uma aceleração do trânsito intestinal, sendo que o seu efeito benéfico é obtido com uma dose diária de, pelo menos, 10 g de fibra de farelo de trigo;
  •  O fósforo contribui para a manutenção de ossos e dentes normais;
  •  O potássio contribui para o normal funcionamento muscular e para a manutenção de uma pressão arterial normal.

Sugestão de utilização:
Misture em alimentos crus ou cozinhados, tais como iogurtes, cereais de pequeno-almoço, leite, bebidas vegetais, sopas, entre outros.

Por forma a melhorar o funcionamento intestinal, comece por introduzi-lo gradualmente na sua alimentação.

Por exemplo: inicie adicionando uma colher de sopa de farelo de trigo ao seu dia alimentar. Aumente gradualmente, introduzindo mais 1 colher de sopa de farelo de trigo de dois em dois dias, até um limite de 4 colheres de sopa por dia, que correspondem ao fornecimento de 11,5g de fibra alimentar (46% da dose de referência).

Uma mulher saudável deve consumir 25g de fibra diariamente e um homem 38g. Sabendo que o consumo das recomendações diárias de hortícolas e fruta diárias (3 porções de cada), com 1 pão de mistura e o consumo de hidratos de carbono ao almoço e ao jantar como massa, arroz ou batata, já fornecem cerca dos 25g diários recomendadas de fibra para o género feminino, o consumo de mais 11,5 g de fibra é por sí só um grande contributo para o aumento no consumo de fibra para tratar a obstipação.

Não esquecer que é muito importante acompanhar o consumo de fibra com uma adequada ingestão de água, consumindo, pelo menos, os 1,5 a 2L de água diários recomendados. Em casos de obstipação, o aumento no consumo de fibra não deve ultrapassar os 50g diários. Saiba mais sobre Como melhorar o seu funcionamento intestinal em 3 passos.

Conheça como aumentar o consumo de fibra mesmo nas suas sobremesas ou lanches com esta receita de Bolo de abóbora e farelo.

Equipa de nutricionistas Jumbo