Massa Integral: o segredo de uma alimentação saudável também está nela

Massa Integral: o segredo de uma alimentação saudável também está nela

Sabia que…

A massa integral é obtida, como o próprio nome indica, a partir do trigo integral/completo conservando assim os nutrientes presentes globalmente na casca? Desta forma, não passa pelo processo de refinação que retira as camadas do trigo que são fornecedoras de nutrientes.

A massa surgiu na China, 200 a.C., e foi introduzida posteriormente em Itália, no século XI.

É um produto que apresenta um baixo índice glicémico e carga glicémica. Tal significa que é um alimento que não eleva bruscamente os níveis de açúcar no sangue após o seu consumo, permitindo assim uma manutenção da glicemia (açúcar no sangue) durante o tempo. Este facto traduz-se em benefícios para o organismo, sendo um deles a sensação de saciedade prolongada no tempo.
Para além de apresentar mais vitaminas, minerais e proteínas, uma das diferenças nutricionais mais significativas comparativamente à massa comum, é a sua elevada quantidade de fibra. No entanto, a composição em fibra do esparguete integral comercializado, varia bastante de marca para marca, por isso é importante comparar os rótulos nutricionais, dando preferência àqueles que tiverem maior teor de fibra.

valores_massa_integral

Eis os seus benefícios:

  • O fósforo nela contido contribui para a manutenção de ossos e dentes saudáveis;
  • A sua niacina e a vitamina B6 contribuem para o normal metabolismo produtor de energia e funcionamento do sistema nervoso.

Sugestão de utilização:
A preparação da massa integral é idêntica às massas tradicionais não integrais. Cozinhe 100 g de massa integral num litro de água a ferver temperada com sal. Deixe cozer durante 15 minutos. Sirva simples ou acompanhada com legumes, molhos preparados de forma saudável, isto é, sem excesso de adição de aliemntos ricos em gordura, evitando a adição de açúcar e de sal, entre outros.

 

Equipa de nutricionistas Jumbo

Descubra aqui a nossa receita com esparguete integral:
Novilho em cama de curgete.

Saiba mais sobre massa consultando aqui o “Guia do Arroz e Massa” do Jumbo.