Petiscos de Verão – Prazeres sem culpa – parte 2

Petiscos de Verão – Prazeres sem culpa – parte 2

E por falar em verão, calor, estar com amigos e conviver enquanto saboreamos a fabulosa gastronomia portuguesa, porque não aproveitar para retirar o melhor partido dos tesouros nutricionais aos quais temos acesso?
Porque petiscar não tem de ser sinónimo de alimentação desequilibrada, aqui ficam algumas dicas para o seu verão que o/a ajudarão a manter o seu padrão alimentar equilibrado enquanto desfruta de um belo final de tarde entre amigos.

Deixamos-lhe 3 sugestões para os seus petiscos de verão:

  • Salada de Polvo (Polvo, cebola, coentros, azeite e vinagre)
  • Meia desfeita de Bacalhau (Bacalhau, grão, cebola, coentros, azeite e vinagre)
  • Ameijoas à Bulhão Pato ou Cogumelos à Bulhão Pato


A única gordura utilizada nestes petiscos diz respeito ao azeite. O azeite é uma gordura de origem vegetal, especialmente rica em ácidos gordos monoinsaturados e vitaminas lipossolúveis, como a vitamina E. A sua riqueza em gordura monoinsaturada, confere-lhe um efeito cardioprotetor, potenciado pelo efeito da vitamina E.

Outro aspeto relevante é que na maioria destes petiscos o azeite não é sujeito a qualquer tipo de temperatura de confeção, sendo adicionado em cru aos alimentos. Dê preferência ao peixe e molúsculos em detrimento da carne. Os mariscos também podem ser ingeridos com moderação e daí poderem fazer parte das nossas escolhas. Para além disso, outra das vantagens destas opções é a utilização de ervas aromáticas, e de condimentos, que fazem com que a adição de sal não seja necessária.

E para que se inicie num belo petisco, aqui fica a nossa receita de Salada de polvo.
Bom Apetite!!!

Simone Fernandes, Nutricionista Membro da Ordem dos Nutricionistas nº1432N.