Sementes de Sésamo: para enriquecer a saúde e as receitas

Sementes de Sésamo: para enriquecer a saúde e as receitas

Sabia que…

O óleo das sementes de sésamo é usado como aromatizante? É obtido pela extração de sementes tostadas, processo realizado entre 180 a 200°C durante 10 a 30 minutos. Este óleo apresenta uma elevada resistência à oxidação e rancificação, que se deve aos seus compostos fenólicos (antioxidantes) e a produtos resultantes das reações de escurecimento aquando da torragem das sementes. Estas são retiradas da Sesamum indicum, uma planta originária do continente africano e atualmente cultivada na Índia, China, México e Sudão.

Existem sementes de sésamo de várias cores (douradas, castanhas, violetas e pretas). 50% do seu peso é composto por óleo, que apresenta um alto teor de gorduras polinsaturadas – como o ácido linoleico – benéficas para o sistema cardiovascular.

valores_sementes-de-sesamo-2

A absorção pelo organismo dos nutrientes contidos nas sementes de sésamo apresenta alguns dos seguintes benefícios:

  • O cálcio fornecido é necessário para a manutenção de ossos e dentes normais;
  • O cálcio e o ferro fornecidos contribuem para um normal metabolismo produtor de energia e funcionamento do sistema imunitário.

Sugestão de utilização:
O produto pode ser adquirido pronto a utilizar (em embalagem) ou no seu estado natural. Pode ser consumido como aperitivo ou adicionado a massas, arroz, legumes salteados, cereais de pequeno-almoço, barritas de cereais caseiras, papas, pão, biscoitos, sobremesas, sopas, saladas, molhos, sumos, batidos, iogurtes e na preparação de outros pratos.

No âmbito de uma alimentação mediterrânica, recomenda-se o consumo de cerca de 2 a 3 colheres de sopa de sementes por dia (20 a 30g), nomeadamente de sementes de sésamo.

Equipa de nutricionistas Jumbo

Experimente as nossas receitas com sementes de sésamo!
Salada de salmão com melão e sementes de sésamo
Sopa de agrião com tofu e ovo escalfado
Sushi reinventado