Açaí: fonte de energia tropical

AdobeStock_103263364_299

As bagas de açaí (Euterpe oleracea) são provenientes da Amazónia e utilizadas pelos seus povos nativos como parte da alimentação desde há centenas de anos. As melhores características organoléticas deste fruto são obtidas quando este é colhido entre os meses de agosto e dezembro. O estado de maturação é importante, pois uma polpa madura apresenta maior concentração de antocianinas e compostos fenólicos, associados ao efeito antioxidante e anti-inflamatório. A sua elevada quantidade de antocianinas confere ao açaí a cor roxa escura característica.

Este “superalimento” apresenta diversas vitaminas e minerais como é o caso da vitamina E, A, vitaminas do complexo B (B1 e B2) e ferro. O açaí tem diversas aplicações nutricionais, podendo ser consumido sob a forma de polpa, barras de cereais, purés ou ainda sob a forma de pó para reconstituição de sumos ou batidos.

Polpa de açaí
A polpa de açaí pode-se encontrar na forma pura (100% polpa de açaí) ou numa concentração de 60% com adição de xarope de guaraná. Pode ser utilizada na preparação de batidos, sobremesas, iogurtes ou sumos. 100g de polpa de açaí pura apresenta cerca de 60 kcal, 4g de hidratos de carbono (sem açúcares) e 3g de fibra.

Açaí em pó
O açaí em pó pode ser adicionado a iogurtes, sumos, batidos, sopas, saladas, sobremesas ou simplesmente diluído em água. Sob esta forma ocorre uma maior conservação de vitaminas e minerais. 100g de pó de açaí fornece cerca de 388 kcal, 85g de hidratos de carbono (dos quais 5g de açúcares) e, 1,4g de ferro (10% do valor diário recomendado).

Barras de açaí
As barras energéticas com açaí podem ser consumidas enquanto snacks, entre refeições e associadas à prática desportiva (como pré-treino). As atualmente comercializadas, são barras isentas de glúten pelo que podem ser consumidas por pessoas com doença celíaca. Cada barra contém cerca de 110 kcal, 12g de açúcares e 1,3g de proteína.

Puré de açaí
O puré de açaí é constituído por polpa de açaí podendo ser considerado um suplemento indicado para a prática de atividade física (como pré-treino). 100g de puré de açaí apresentam cerca de 94 kcal, 22g de hidratos de carbono e 13,5g de açúcares.

Equipa de Nutricionistas Jumbo