Alimentos que fazem sorrir – Cacau

AdobeStock_109250903_web

Os Incas já sabiam que o cacau era uma bebida digna dos deuses! Nos dias de hoje, já conseguimos comprovar os imensos benefícios que o cacau tem para a saúde. Esta iguaria dos nossos antepassados tem sido até explorada como um alimento funcional.

No cacau encontra cafeína e teobromina, dois componentes que atuam no sistema nervoso central, aumentando a excitação, humor e níveis de concentração. Na verdade, 100g de cacau em pó têm um pouco mais de cafeína do que o equivalente a 2 chávenas de café.

Outros componentes que tornam o cacau tão benéfico são os polifenóis, componentes com propriedades antioxidantes, tais como as antocianinas (encontradas no vinho tinto) e as catequinas (encontradas no chá verde) que protegem as células da oxidação prematura ou destruição. O cacau ajuda na libertação de endorfinas, que fazem parte do grupo das hormonas do bem-estar. Aumenta, também, a serotonina, um neurotransmissor que regula o humor e diminui o cortisol, a “hormona do stress”.

Pode adicionar à lista ainda mais pontos positivos! Rico em ferro, que assegura o normal transporte de oxigénio; em magnésio, que diminui o cansaço e a fadiga; em potássio, que mantém a pressão arterial normal; em fósforo, que assegura a produção de energia; e em zinco, que promove o normal metabolismo dos ácidos gordos (gordura). É importante lembrar que os benefícios do cacau não se encontram numa deliciosa barra de chocolate de leite. Para beneficiar de todas as propriedades, deve optar por cacau cru, cacau em pó ou chocolate com 70% ou mais de cacau. A maioria do cacau que encontra hoje nos hiper e supermercados é sujeito a um processo que retira parte do seu sabor amargo sem perda das propriedades.

Porque o cacau tem sempre o seu característico sabor amargo, e se este não for do agrado do seu paladar, experimente-o em smoothies ou em iogurte com fruta fresca.

Se é fã do cacau sorria e usufrua desta iguaria como um verdadeiro deus!

 Tânia Miguel Soeiro, Coach da Your Challenge, Formadora e Nutricionista do Nutrihome.


Membro da Ordem dos Nutricionistas nº0588N.