Alimentos que fazem sorrir – Spirulina

adobestock_76116424-tbn

Em mais uma novidade do Programa Alimentação Saudável do Jumbo inauguramos hoje a rubrica “Alimentos Que Fazem Sorrir“.  Um conjunto de artigos com periodicidade mensal, dedicados a alimentos que pelas suas características nutricionais, estão de alguma forma associados à felicidade ou a um efeito cerebral positivo

Hoje, a Spirulina!

 

Ano novo, alimentos novos no seu carrinho de compras! E um “must eat” deste ano é a Spirulina. A título de curiosidade, a Spirulina tem tantos benefícios que foi recomendada pela NASA como um alimento essencial nas missões no espaço e foi lançado um programa para que faça parte do combate à fome no mundo.

Esta alga de cor verde escura faz-nos sorrir porque os seus nutrientes não só protegem a nossa saúde, como atuam positivamente no nosso cérebro – o comandante dos nossos sentimentos. É sabido que a ausência de determinados nutrientes contribuem para o envelhecimento do cérebro. A boa notícia é que a Spirulina contém protetores naturais!

As vitaminas do complexo B e o Potássio contribuem para o normal funcionamento do sistema nervoso e a vitamina E protege as células cerebrais contra as oxidações indesejáveis. Já o ómega 3 é crucial para o desenvolvimento e normal funcionamento do cérebro, com doses diárias de 250mg. Existem, inclusivamente, inúmeros estudos científicos que defendem que pode ajudar no tratamento de estados depressivos. A Spirulina contém 823mg de ómega 3 por cada 100g, permitindo com cerca de 3 colheres de sopa diárias atingir a dosagem necessária ao benefício referido.

Contém, também, um elevado teor de proteínas e todos os aminoácidos essenciais, ou seja, aqueles que o nosso organismo só obtém através da alimentação. Por este motivo, a Spirulina pode ser uma verdadeira aliada dos desportistas e dos vegetarianos.

São ou não boas razões para incluir a Spirulina na sua próxima lista de compras?

valores_spirulina

 

Tânia Miguel Soeiro, Coach da Your Challenge.
 Formadora e Nutricionista do Nutrihome.
Membro da Ordem dos Nutricionistas nº0588N