Tenho de deixar de comer hidratos de carbono, para emagrecer?

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A resposta é não! As dietas restritivas, nomeadamente as dietas sem hidratos de carbono, podem resultar na perda de peso imediata, mas não na sua manutenção pois não alteram hábitos alimentares a longo prazo. Para uma perda de peso sustentada é importante uma intervenção baseada na reeducação alimentar, aprender a ter uma alimentação equilibrada e variada, integrando todos os nutrientes para se conseguir emagrecer de forma saudável.

Os hidratos de carbono fornecem energia e são fundamentais para todas as funções do organismo. Devemos sim ter atenção à quantidade e ao tipo de hidratos de carbono que consumimos, não sendo necessário a sua restrição.

Opte por hidratos de carbono de absorção mais lenta como a batata, o arroz, a massa, o pão, o feijão, as ervilhas, entre outros; e reduza o consumo de hidratos de carbono de absorção mais rápida como o açúcar refinado, os sumos, os bolos, as bolachas.

Recomenda-se hidratos de carbono com maior teor de fibra. Prefira os produtos integrais, que ajudam a regularizar o trânsito intestinal, atrasam a absorção dos açúcares e ajudam no aumento da saciedade, fundamental num plano de perda de peso. Assim, opte por uma escolha adequada de hidratos de carbono, mas não esquecendo que todos os nutrientes são essenciais para manter uma alimentação saudável e equilibrada!

Andreia Ferreira, Nutricionista.
Membro da Ordem dos Nutricionistas nº 0285N.