Sementes de cânhamo: a proteína vegetal completa

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Sabia que..

As sementes de cânhamo são consideradas uma proteína completa, uma vez que contêm os nove aminoácidos essenciais, sendo assim uma alternativa proteica para vegetarianos e veganos?
E sabia que os vegetarianos e veganos desportistas podem optar pela proteína de cânhamo como fonte proteica de origem vegetal, em substituição dos suplementos proteicos convencionais?
Sabia ainda que as sementes de cânhamo são uma fonte de ácidos gordos essenciais insaturados do tipo ómega 3 e ómega 6? Para além disto é fonte de fibra, tanto solúvel como insolúvel, tendo por isso efeito benéfico no funcionamento intestinal?

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Estes são os principais benefícios que resultam dos nutrientes presentes nesta semente:

  • Substituir as gorduras saturadas por gorduras insaturadas na alimentação, contribui para a manutenção de níveis normais de colesterol no sangue;
  • O ferro, o folato e o zinco contribuem para o normal funcionamento do sistema imunitário;
  • O potássio contribui para o normal funcionamento muscular e para a manutenção de uma pressão arterial normal.

Sugestão de utilização:

Pode adquirir as sementes inteiras (com casca) ou já descascadas. No caso das sementes inteiras, aconselha-se a que demolhe ou triture antes. Pode adicionar a batidos, sumos, iogurtes, cereais, saladas, papas, pães e sobremesas.
Também pode usar as sementes descascadas para fazer bebida de cânhamo. Para tal, necessita de ½ copo de sementes de cânhamo descascadas, 3 copos de água e 1 pano para coar. Use um liquidificador para misturar as sementes com a água. Posteriormente, coe o líquido com o pano. Esta bebida vegetal pode ser conservada no frio durante 3 a 5 dias.

Equipa de Nutricionistas Jumbo

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