Soja em nacos: pedaços de boa alimentação

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Sabia que…

A soja texturizada é uma alternativa saudável à carne e a outros alimentos de origem animal?

 

A soja é uma leguminosa rica em proteína de origem vegetal, diferenciando-se das restantes leguminosas por conter maior teor de proteína e por esta ser considerada uma proteína de alto valor biológico (uma característica habitualmente associada apenas às proteínas de origem animal), ou seja, uma proteína que contém todos os aminoácidos essenciais ao nosso organismo.

A soja texturizada, comercializada na forma fina ou em nacos, é uma das formas de introduzir esta leguminosa na sua alimentação.
A soja texturizada é um subproduto da farinha de soja desengordurada, sendo desenvolvida por um processo industrial designado por extrusão termoplástica, processo que consiste numa combinação de calor, humidade e trabalho mecânico, dando novas formas, estruturas e caraterísticas funcionais e nutricionais à soja.

É indicada para vegetarianos e a nível nutricional apresenta baixo teor de gordura e de gordura saturada, e alto teor em proteína e em fibra. Caracteriza-se também, por conter isoflavonas, constituintes fitoquímicos que se assemelham ao estrogénio humano.

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Eis alguns dos benefícios para a saúde que advêm dos nutrientes presentes na soja:

  • As proteínas contribuem para o crescimento e manutenção da massa muscular e ossos normais;
  • A riboflavina/vit.B2, a vit.B6 e o magnésio contribuem para o normal metabolismo produtor de energia e para a redução do cansaço e fadiga;
  • O potássio contribui para a manutenção de uma pressão arterial normal;
  • O ferro contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário.

E para quem nunca experimentou? Aqui fica uma sugestão: uma boa forma de iniciar o consumo deste produto será recorrer à soja texturizada fina que, após confecionada, fica com o aspeto de carne picada. Deverá seguir as instruções de utilização do fabricante, presentes na embalagem, e preparar, por exemplo, uma receita de esparguete à bolonhesa em que, em vez de ter apenas carne, substitui metade da quantidade que seria de carne, por soja texturizada. Esta troca permite diminuir o consumo de gordura saturada associada à carne.

Equipa de nutricionistas Jumbo.

Descubra a nossa receita de Legumes salteados com soja em nacos e sementes e arroz integral.