Xarope de Agave: uma alternativa ao açúcar

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Sabia que…

O xarope de agave apresenta um baixo índice glicémico, nomeadamente comparando com o açúcar?

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O agave é uma planta originária do México. O seu xarope é produzido a partir de várias espécies desta planta. Tem cor semelhante ao mel e textura fluída, sendo uma alternativa vegan (nomeadamente comparando com o mel). Tem a função de adoçar os alimentos, sendo um substituto do açúcar.

Apresenta um sabor típico e mais doce relativamente a outros adoçantes naturais o que lhe permite ser utilizado em menor quantidade para adoçar “o mesmo”, contribuindo assim para uma redução da energia (calorias) consumida. Os açúcares que o compõem são a frutose (70%) e a glucose (20%).

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Nutricionalmente, o xarope de agave destaca-se pelo menor valor calórico que o açúcar, apresentando-se ainda como fonte das vitaminas C, B2 (riboflavina) e ácido fólico – contrariamente ao açúcar branco que não contém vitaminas.

Estes são alguns dos benefícios dos nutrientes contidos no xarope de agave: 

  • A vitamina K contribui para a normal coagulação do sangue e para a manutenção de ossos normais;
  • A vit. C contribui para a normal formação de colagénio para funcionamento normal dos vasos sanguíneos, ossos, cartilagens, gengivas, pele e dentes;
  • A  riboflavina e a vit. C contribuem para a proteção das células contra as oxidações indesejáveis;
  • O folato contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário e para a redução do cansaço e da fadiga.

De salientar que, apesar dos benefícios destes nutrientes, o xarope de agave é, por natureza, um alimento que serve para adoçar, e cujo maior teor na sua composição nutricional são os açúcares (frutose e glucose). Assim, não deve ser uma fonte alimentar primordial para obter estas vitaminas, mas antes mais um pequeno contributo para as obter.

As necessidades diárias destas vitaminas devem ser atingidas através do consumo de grandes grupos alimentares, nomeadamente hortofrutícolas e leguminosas.

Sugestão de Utilização:
Quando sente a necessidade de adoçar a sua refeição, adicione o agave a aveia, iogurtes, chá, café, bolos, sobremesas, fruta fresca, sumos, batidos, cobertura para panquecas, crepes e gelados e preparação de molhos. 

Como todas as fontes principais de açúcares, recomenda-se um consumo moderado.

Equipa de Nutricionistas Jumbo

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