10 razões para ter o desporto na sua vida

10 razões para ter o desporto na sua vida

No dia 6 de abril comemora-se o Dia Mundial da Atividade Física. Por vezes, os benefícios da atividade física não são fácil e imediatamente identificáveis, suscitando a dúvida: “em que medida é que o exercício realmente influencia positivamente a minha vida?”

Descubra 10 motivos que o levarão a querer integrar já hoje a atividade física:

1. Reduz o stress e a ansiedade.
Quando o cérebro é afetado pelo stress, todo o corpo irá manifestar-se, aumentando a probabilidade de surgirem doenças. A boa notícia é que ao praticar exercício físico produz endorfinas, comumente chamadas de “hormonas da felicidade”, para além de diminuir a produção das “hormonas do stress”.

2. Ajuda na gestão do peso
O exercício ajuda a perder as calorias que se ingerem a mais e permite aumentar a massa muscular que, consequentemente acelera o metabolismo, permitindo continuar a “queimar” calorias após o exercício.

3. Melhora o humor
A produção de endorfinas, aquando da prática de exercício, não é só importante para a diminuição do stress, mas também para a sensação de felicidade e de bom humor. Assim, tendemos a praticar exercício mais regularmente.

4. Aumenta a auto-estima e a auto-confiança
Quando se pratica uma atividade física ao longo do tempo, experiencia-se um sentimento de auto-controlo que beneficia diretamente a auto-estima e auto-confiança.

5. Ajuda a prevenir doenças como a hipertensão arterial, a diabetes e doenças cardiovasculares
O exercício ajuda a regular a gordura abdominal, que é a gordura responsável pelo risco de desenvolver algumas doenças crónicas. Ainda, diminui a produção de cortisol, prevenindo a perda de proteínas musculares.

6. Aumenta a capacidade de concentração e memória
As endorfinas produzidas pelo exercício contribuem para uma melhor memória e capacidade de concentração. Libertar-se da ansiedade ajuda a que se concentre mais no seu dia-a-dia, não desgastando tanto a sua memória e protegendo o seu cérebro de doenças neuro-degenerativas, como a doença de Alzheimer.

7. Melhora a qualidade do sono
Praticar uma atividade física é meio caminho andado para que a qualidade do seu sono conheça melhores dias. Sentir-se-á mais relaxado, respeitará o ritmo do seu organismo e dormirá melhor.

8. Traz mais energia positiva
Já o poeta romano dizia “mente sã, corpo são”. Uma pessoa que se sinta com energia, confortável no seu corpo e em controlo da sua vida é automaticamente uma pessoa positiva. E sabe o que é que as boas energias trazem? Mais boas energias!

9. Permite manter o foco
Quando se foca nos movimentos do seu corpo, está a obrigar-se a deixar de lado o que não acrescenta valor. O foco que o exercício lhe traz, permite-lhe associar e cumprir mais facilmente outros objetivos de saúde, como realizar uma alimentação equilibrada.

10. Torna-nos mais felizes
Seja num ginásio ou ao ar livre, seja sozinho ou acompanhado, praticar uma atividade física deixa-nos felizes por culpa das hormonas que comandam o cérebro. O estado de equilíbrio físico e psíquico serão responsáveis pela sua paz interior e pelos sorrisos que irá espalhar.

Ao praticar uma atividade física, vai poder experienciar todos estes benefícios e isso é motivo suficiente para que o desporto faça parte da sua vida!

Tânia Miguel Soeiro, Coach da Your Challenge, Formadora e Nutricionista do Nutrihome.
Membro da Ordem dos Nutricionistas nº0588N.