5 Alimentos adequados a quem treina

5 Alimentos adequados a quem treina

Uma alimentação equilibrada é fundamental para que a prática de desporto seja plenamente aproveitada e proporcione todos os benefícios que lhe são associados.

Abaixo destacamos alguns alimentos que, pelas suas características, são muito importantes para quem pratica exercício físico. No entanto, a diversidade é também um fator muito importante, devendo ingerir-se alimentos dos vários grupos nas porções corretas.

Aveia
Favorece o funcionamento intestinal, reduz a absorção de colesterol, ajuda a controlar os níveis de glicemia e é muito saciante. É também um cereal muito versátil, podendo ser consumida em papas, demolhada em água ou iogurte (overnight oats), triturada em batidos, ou integrada em bolachas.
Saiba mais sobre a aveia aqui.

Banana
É o clássico da nutrição desportiva. Embora o seu potencial para evitar as cãibras seja um assunto que não reúne consenso na comunidade científica, é um fruto muito rico em vitaminas, minerais e hidratos de carbono, sendo uma excelente opção antes e depois do treino.

Espinafres
É um dos hortícolas de maior densidade nutricional.

Conheça algumas das nossas receitas com espinafres:
Lombos de cavala com arroz de espinafres e tomate
Tentúgal de peru e legumes
Lombos de cavala com arroz de espinafres e tomate
Peito de frango em risoto de frutos vermelhos
Salada de frango tropical
Mini quiches de vegetais

Iogurte natural
Além de ser uma fonte importante de proteínas, vitaminas e minerais, destaca-se por ser um alimento probiótico, ou seja, por favorecer a imunidade e uma flora intestinal saudável e ter melhor digestibilidade que o leite.

Conheça a nossa sugestão de um pequeno-almoço ou lanche com iogurte natural:
Crumble de aveia com frutos secos e iogurte

Ovos
Considerados por muitos como um superalimento, os ovos são uma excelente fonte de proteína de alto valor biológico, vitaminas e minerais e são também extremamente versáteis.

Conheça a nossa sugestão de refeição com o ovo como protagonista:
Omeleta dourada

 

Adriana Carmo, nutricionista membro da Ordem dos Nutricionistas nº 0418N.
Jornalista: Andreia Vieira, Observador