Barriga fortalecida em 5 exercícios

Ter abdominais fortalecidos é fundamental para manter uma postura adequada e confortável, prevenindo traumatismos na coluna, hérnias, desvios posturais e outros problemas. Experimente esta série de exercícios simples. Não precisa de qualquer material e pode fazê-lo no conforto da sua sala ou do seu quarto.

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Barriga fortalecida em 5 exercícios

Deite-se de barriga para cima e procure elevar os olhos enquanto, em simultâneo, levanta o tronco na direção dos joelhos. Mantenha os braços esticados. Repita 10 vezes. Deverá sentir a zona abdominal em contração.

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Barriga fortalecida em 5 exercícios

Deite-se de barriga para cima, com as costas bem assentes no solo, mantendo as pernas fletidas e os joelhos formando um ângulo de 90º com o tronco. Eleve um pouco a cabeça e vá aproximando os joelhos do tronco lentamente. Repita 10 vezes. Deverá sentir a zona abdominal em contração.

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Barriga fortalecida em 5 exercícios

Deite-se de barriga para cima, com as costas bem assentes no chão. Coloque as pernas fletidas num ângulo de 90º com o tronco. Cruze as pernas nos dois sentidos de forma alternada. Repita 15 vezes. Deverá sentir a zona abdominal em contração.

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Barriga fortalecida em 5 exercícios

Deite-se de barriga para cima e com as costas bem assentes no chão – poderá colocar as mãos debaixo da cabeça se lhe for confortável. Agora, mantendo as pernas quase esticadas, procure elevá-las um pouco, contraíndo a zona abdominal. Alternadamente, simule que está a andar, deslocando um pé mais acima, à vez, sem regressar ao chão. Repita 10 vezes, lentamente, controlando a respiração.

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Barriga fortalecida em 5 exercícios

5) Deite-se de barriga para cima, com as pernas fletidas e os pés bem assentes no chão. Coloque os braços ao lado do corpo com as palmas das mãos viradas para baixo. Agora, elevando os ombros e cabeça, procure chegar com as mãos (sempre tocando no solo) o mais à frente possível. Deverá sentir a zona abdominal em contração. Repita 10 vezes mantendo a respiração estável e controlada.

Faça o seu treino em qualquer altura do dia, quando se sentir confortável e com energia.

Filipe Costa, Técnico de Exercício Físico nº 26546.
Instituto Português do Desporto e Juventude.

Antes de praticar desporto ou exercício físico, consulte o seu médico.