Deixe de fumar sem pensar no seu peso!

Deixe de fumar sem pensar no seu peso!

17 de novembro,
Dia Mundial do Não Fumador.

Decidiu deixar de fumar e ouviu dizer que ganhará peso? Se é real que a nicotina aumenta o metabolismo e inibe o apetite, também é verdade que é sobretudo a ingestão de alimentos menos saudáveis e/ou em excesso que leva aos quilos extra. Aqui ficam algumas recomendações para contornar essa situação:

  • Escreva num papel as razões que levaram a deixar de fumar. Aproveite essa energia quando sentir que está a substituir o cigarro por comida, pensando no que o levou a querer ser mais saudável e oriente essa motivação para o controlo alimentar;
  • Identifique os momentos e o porquê de fumar (tédio? ansiedade?). Consoante o estímulo, arranje estratégias não alimentares, para contornar o comportamento. Por exemplo, se fumava quando estava ansioso e agora compensa com alimentos, experimente sair de casa, fazer exercício, ler, ou qualquer atividade que lhe dê prazer. Numa situação extrema em que se sinta fora do controlo, tente minimizar a situação: escolha alimentos saudáveis/com poucas calorias que goste (fruta, gelatina, …) ou opte por algo que, sendo calórico, apenas coma 1 vez e sem ser em dose excessiva (exemplo: comprar um pequeno chocolate individual para consumo na hora);
  • Peça ajuda a alguém próximo que o encoraje ou motive. Experimente enviar sms quando se sentir a vacilar, fotos das suas refeições, troca de receitas saudáveis,… Mas cuidado! Se for alguém que apenas aponta os momentos em que vacila, não é produtivo;
  • Altere rotinas prejudiciais. Por exemplo, se nota que, ao passar por uma determinada pastelaria sente dificuldade em resistir a comprar algo, evite essa rua. Leve sempre consigo um lanche saudável e saciante para evitar momentos de fome, que agravam estas situações;
  • Crie objetivos e recompensas de percurso. Pequenos sucessos, com recompensas (não alimentares – comprar 1 peça de roupa, ir ao cinema,…), irão motivá-lo a ir mais longe.

Maria Catarina Monteiro, Coach da Your Challenge, Formadora e Nutricionista.
Ordem dos Nutricionistas nº0759N

Recomendações alimentares para quem deixa de fumar.
Saiba mais aqui.