Não dependa da “dieta” para ter uma alimentação saudável

Não dependa da “dieta” para ter uma alimentação saudável

Uma alimentação saudável consiste, basicamente, em ingerir alimentos e nutrientes de forma variada, equilibrada e adequada para cada pessoa. No entanto, é frequentemente confundida com “estar de dieta” e essa comparação é incorreta.

“Estar de dieta” é percepcionado como um período de tempo limitado em que se altera a alimentação para algo supostamente saudável, restrito e com um determinado objetivo (muitas vezes a perda de peso). Quando se atinge o objetivo, deixa-se a “dieta”. Infelizmente, é comum a alimentação saudável também ficar pelo caminho.

Uma alimentação saudável não deve ser restritiva, nem limitada no tempo, e o seu objetivo é mantê-lo, como o nome diz, saudável. Para melhor compreender este conceito, aqui ficam algumas recomendações extra:

  • Alimentar-se de forma saudável é comer de tudo um pouco, numa quantidade adequada. Como consequência de ambos estes conceitos, deverá ter poucas variações de peso. Se está a ganhar ou a perder peso de forma significativa, um dos conceitos anteriores está a falhar;
  • Um “mimo” alimentar é algo que se ingere ocasionalmente. Se essa ingestão é frequente, deixa de ser “mimo” e torna-se (mau) hábito alimentar. Tem de compreender que estes alimentos (açucarados ou com excesso de gordura) também têm um espaço na sua alimentação, mas ocasional;
  • Comer vegetais e sopa às refeições principais faz parte da cultura alimentar portuguesa. Não é nenhuma moda, nem hábito recente. É sim um hábito que se tem perdido e deve ser reposto, pois estes alimentos trazem inúmeras vantagens para a sua saúde! No caso das crianças, ingerir estes alimentos deve ser tão normal como comer pão, ou carne e não deve ser visto como algo estranho. Só se torna estranho e um sacrifício se a criança não ganhar estes hábitos desde a infância.

Reflita na sua alimentação diária e pense o que lhe falta para seguir uma alimentação verdadeiramente saudável. O seu corpo e a sua saúde ficam-lhe gratos!

Maria Catarina Monteiro, Coach da Your Challenge, Formadora e Nutricionista.


Membro da Ordem dos Nutricionistas nº0759N.