Natação: O que precisa de saber para começar a praticar

Natação: O que precisa de saber para começar a praticar

Quando pensamos em exercício físico muitas vezes associamos logo ao ginásio ou à corrida. Está correto. Mas incompleto! Existe uma variadíssima oferta de modalidades desportivas que podemos fazer, para quem não gosta dos exemplos acima, para complementar o seu treino habitual ou ainda simplesmente variar.

Ao longo dos próximos meses queremos dar-lhe a conhecer mais modalidades, quando e onde as pode praticar.

Esta semana falámos com Rui Gama, Treinador de Natação Adaptada do Sporting Clube de Portugal, Osteopata, Técnico Superior de Reabilitação e massagista de Recuperação, que nos deu uma verdadeira lição de introdução à Natação. Eis o que aprendemos.

A natação oferece imensos benefícios ao corpo:

  • Saúde articular;
  • Equilíbrio muscular e postura;
  • Melhora a capacidade aeróbia;
  • Melhora a circulação;
  • Promove força e flexibilidade muscular;
  • Ajuda na recuperação de lesões;
  • É para todas as idades – dos 6 meses, aos 100 anos;
  • Requer um grande gasto de energia.

Além da natação pura, existem algumas variações da natação, tais como natação adaptada, polo aquático, saltos para a água e a natação sincronizada. Mas as atividades em piscina não se ficam por aqui. Há ainda a hidroginástica, hidrobike, correção postural, reabilitação física, hidrosénior, hidrodeep, hidropower, hidroterapia, tai-chi aquático, natação para grávidas, natação para bebés, mergulho, apneia, hóquei subaquático, tiro subaquático, pesca desportiva, powerswim e inúmeras atividades do espectro dos SPA.

O tempo médio das aulas de natação vai de 30 a 45 minutos. As restantes modalidade em água (hidroginástica, hidrosénior, hidrodeep e hidrobike) variam sempre entre 30, 45 a 60 minutos. Quando falamos em aulas/treinos, ou seja, modalidades em água para atletas (pólo aquático, natação sincronizada, saltos para água, equipas de natação e natação adaptada) o tempo de treino pode chegar às 2 horas e meia por sessão.

Para praticar natação precisa apenas de fato de banho e uma touca! Se está reticente em vestir fato de banho em janeiro, saiba que todas as piscinas são aquecidas, climatizadas e vistoriadas frequentemente, para que tenham todas as condições para a sua utilização, 12 meses por ano.

Assim, as condições são ótimas em qualquer época ou estação.

Teresa Almeida
Técnica de Exercício Físico nº11611
www.portugalemforma.com