As 7 formas de se manter ativo no Natal

adobestock_128960370-tbn

A época Natalícia é tipicamente conhecida como tempo para a família. Para muitos significa dias de férias, para outros visitar a terra onde nasceu e ver a família. Para que se mantenha ativo neste Natal sugerimos:

1 – Jogue à macaca
Só precisa de algo para marcar o chão (giz por exemplo) e uma pedra. Chame a família e joguem. Se for um praticante já ativo (de ginásio ou outra modalidade) desafie-se. Enquanto o jogador que atira a pedra joga, os restantes fazem agachamentos ou corrida no sítio.

2 – Salte à corda
Este é aquele exercício que aparentemente não precisa de ajuda, pode fazê-lo sozinho e até sem corda (sem desculpas)! Por outro lado pode integrar toda a família e fazerem (quase) acrobacias em conjunto. Dois seguram na ponta enquanto rodam a corda e outros saltam. Depois trocam.

3 – Faça uma corrida de sacos
Para este jogo necessita de sacos grandes (por exemplo os sacos do lixo). Defina o percurso e desafie-se.

4 – Faça a Dança da Cadeira
O tempo é sempre imprevisível, por isso também não queremos que fique sem atividade caso chova. Prepare uma música Natalícia, convoque todos lá em casa e junte cadeiras numa roda. O número de cadeiras tem de ser inferior ao número de jogadores. Enquanto toca a música, os jogadores andam à volta das cadeiras (seja criativo, desafie os jogadores a fazerem um exercício diferente do que apenas andar. Um passo um agachamento, outro passo outro agachamento). Quando a música pára cada um deve encontrar uma cadeira.

5 – Jogue ao jogo do lenço
Qualquer lenço da avó, chapéu de Pai Natal ou outro objeto é motivo para começar este jogo. Forme duas equipas, defina a distância a que as equipas estão do “lenço” e divirtam-se.

6 – Visite os seus familiares, vá a pé
Esta é uma excelente forma de fazer a caminhada de Natal. Podemos mesmo dizer que é um momento de convívio durante o percurso. Vai ver que com a conversa ninguém dará pelo tempo passar ou negoceie, à partida, a distância com os restantes caminhantes.

7 – Faça exercício em casa/sem material
Se nenhuma das opções anteriores for possível ou não consiga convencer mais nenhum familiar, faça-o por si mesmo. Exercícios em casa em que não necessite de material (flexões, abdominais, corrida no sítio, burpees, agachamentos, entre outros).

Seja qual for a atividade que escolher, mexa-se e divirta-se em família.

Teresa Almeida, Técnica de Exercício Físico nº11611
www.portugalemforma.com