O que dar ao seu filho antes e depois do treino

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O seu filho pratica uma atividade desportiva regularmente? Então, saiba que pode ajudá-lo a melhorar e a atingir os seus objetivos, através da seleção adequada dos alimentos que ele comerá antes e após o treino.

As escolhas a fazer para a refeição antes do exercício físico irão depender dos horários do treino, do tempo que tem entre a última refeição e o treino, do tipo e da exigência da atividade e dos objetivos que se pretendem atingir com a mesma. Contudo, de uma forma geral é importante, nesta fase do dia, fornecer-lhe alimentos que lhe proporcionarão energia, nomeadamente alimentos ricos em hidratos de carbono. Para além disso, deve selecionar, sempre, alimentos de fácil digestão, ou seja, com baixa quantidade de gordura e de fibra, práticos e que sejam conhecidos do seu filho.

Se conseguir lanchar 1h30 a 1h antes do treino poderá optar por:

  • 1 sandes (1 pão mistura + 2 fatias de queijo flamengo) + 1 banana.

Se a refeição for mais perto do treino (até 1h) proporcione-lhe um lanche com menos quantidade de alimentos e mais simples, por exemplo:

  • 1 banana ou 1/2 sandes ou 1 barra de cereais.

A hidratação é fundamental nos momentos que rodeiam o treino, por isso promova a ingestão de água, colocando uma garrafa na sua mochila da escola ou do treino.

O lanche após o treino, deve ser realizado o mais perto possível do término da atividade. O seu conteúdo deve ser composto por alimentos fornecedores de proteína, de hidratos de carbono simples, de vitaminas e minerais e que promovam a re-hidratação. Desta forma, é fundamental que ele leve uma garrafa de água para o treino e, em relação aos alimentos, poderá optar por lhe fornecer:

  • 1 peça de fruta sumarenta (laranja, tangerinas, pêssego, uvas) + 1 pacote de leite simples ou achocolatado;
  • ou 1 pacote de leite simples ou achocolatado + 1 barra de cereais + 1 peça de fruta;
  • ou 1 iogurte líquido + 1/2 sandes com compota/mel + 1 peça de fruta.

Se o tempo entre o pós-treino e a próxima refeição principal (almoço ou jantar) for elevado (mais de 1h30) deve fornecer-lhe um lanche maior (1 pacote de leite achocolatado + 1 peça de fruta + 1 sandes com compota/mel).

Nutricionista Susana Francisco. Mestre em Exercício e Saúde e Atleta.
Membro da Ordem dos Nutricionistas, nº1409NE. Estagiária na Federação Portuguesa de Atletismo.