Estratégias de sucesso para um emagrecimento a longo prazo

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Para ter sucesso no emagrecimento a longo prazo deve fazer alterações permanentes nos seus hábitos e estilo de vida. Motivação e determinação são as palavras chave.

Existem algumas estratégias que devem ser seguidas:

  • Não pense na palavra “Dieta”, mas sim “novos hábitos alimentares” ou “alimentação saudável”.
  • Comprometa-se consigo próprio que vai conseguir emagrecer; diga “Eu consigo”.
    Perder peso leva tempo e esforço, além de ser um compromisso vitalício. A auto-eficácia, confiança e os pensamentos positivos ajudam a alcançar melhores resultados.
  • Crie objectivos realistas e de curto prazo em vez de pensar no objectivo final
.
    Por exemplo, conseguir vestir uma determinada peça de roupa; conseguir fazer exercício 3 vezes por semana; conseguir fazer várias refeições ao longo do dia, entre outros.
  • Envolva a sua família, amigos e colegas de trabalho na sua perda de peso.
    Peça apoio para que a motivem, elogiem e dêem confiança.
  • Não desista, mesmo que em algum momento do processo não perder e/ou manter o peso ou não alcançar os objectivos propostos.
    Lembre-se que está a mudar a sua vida e isso não irá acontecer de um momento para o outro e de que ninguém é perfeito.
  • Crie uma lista com todas as situações que já melhoraram na sua vida devido à perda de peso.
    Por exemplo, não se cansar quando sobre um lance de escadas, ter mais energia para brincar com os seus filhos/netos…
  • Organize o seu dia de forma a conseguir comprar e preparar alimentos e refeições saudáveis.
    Coma alimentos que lhe dêem prazer e não se restrinja a cozidos e grelhados. Invente receitas saborosas, fáceis e práticas de preparar.
  • Antecipe situações de festas/refeições com familiares ou amigos.
    Antes destas situações coma sempre em casa um snack como uma fruta, um ovo cozido…para não ir com fome.
  • Pratique exercício físico.
    A prática de exercício (pelo menos 3 vezes por semana) irá ajudar a obter melhores resultados a nível de composição corporal, mas tem também bastantes benefícios a nível do bem-estar, aumento da auto-estima, melhoria no apetite, aumento do metabolismo, entre outros.
  • Monitorize os resultados, de preferência semanalmente com a sua Dietista/Nutricionista.

Pense sempre de forma positiva e alcançará os seus objectivos.

 

Sónia Marcelo, Membro da Ordem dos Nutricionistas nº 0748N.

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Autora do Livro Guerra ao Açúcar, disponível nas nossas lojas.