Os 6 primeiros desafios de um iniciado no Crossfit

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O Crossfit está na moda, não haja dúvida. Mesmo para quem nunca praticou, é provável que já tenha ouvido falar desta modalidade! E se ainda não experimentou, então este artigo é para si! Queremos que conheça alguns dos desafios com que se depara quando pisa pela primeira vez uma Box! (Box é o nome do espaço onde se treina CrossFit! – dica número 1!)

2 – Agora que entrou na Box, não vai desistir, pois não? Normalmente os treinos para o dia estão descritos na parede ou num placard para estar visível a todos e facilitar o desenrolar do treino. Até aqui muito bem. O difícil mesmo é descodificar as abreviaturas – vai ver palavras como WOD, AMRAP, AFAP, 21-15-9, … WOD – Work Out of the Day, 
AMRAP – As Many Reps As Possible, AFAP – as far as possible. Com o tempo vamos decorando.

3 – Ok, agora que já conhecemos algumas abreviaturas, vamos treinar. No Crossfit os treinos têm nomes e (aparentemente) são nomes fofinhos e inofensivos, tais como Cindy, Amanda, Nancy, Helen, …e até há um Linda!! Prepare-se, porque estes treinos (como todos os outros) são intensos, não muito fofinhos e nada inofensivos!!

4 – Olhando à volta, vamos ver um Cronómetro, esse sacana! É ele, que mesmo estando lá longe e fixo na parede vai fazer com que faça, “só” mais uma repetição (e outra, e mais outra…) até ao zero ou até à exaustão! Vai gostar de o conhecer!

5 – Diz-se que o Crossfit é um treino de superação pessoal, onde cada um vai ao seu ritmo e supera-se a si próprio. Por isso não estranhe se ouvir gritos, sons de força e/ou dificuldade quando um atleta está no treino. Aqui o treino é levado a sério. Treino é treino! E vai notar isso pelo suor e pela respiração ofegante! Não se assuste, está tudo bem! No final, e aí sim já se pode brincar um pouco, faça uma boa sessão de alongamentos. O Crossfit é um treino de alta intensidade, no entanto é acompanhado por instrutores certificados, por isso, se é iniciado, informe o instrutor. De certo irá dar-lhe opções e ajudá-lo sempre que precisar. Mas acha que ficamos por aqui? Não! Há todo um pós treino que deve saber!!

6 – No dia seguinte ao seu primeiro (segundo, terceiro, …) treino vai sentir músculos do seu corpo que nem sabia que existiam. Em movimentos tão básicos como subir escadas, vestir/despir, sentar, entre outros movimentos que o vão fazer lembrar do seu instrutor…! O mais fácil de tudo isto é mesmo procurar uma Box perto de si e experimentar.

Não vai desistir antes de tentar, pois não?

Teresa Almeida, Técnica de Exercício Físico nº11611 

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