Dicas para manter as crianças bem hidratadas

Dicas para manter as crianças bem hidratadas

As crianças são um grupo menos tolerante ao calor e, portanto, mais vulnerável à desidratação, principalmente em climas quentes ou em dias de maior atividade física. Para as crianças a desidratação poderá ter repercussões a nível da função cerebral, resultando na diminuição dos níveis de concentração e da performance física e cognitiva, podendo por sua vez afetar o desempenho escolar. De modo a prevenir estas situações, torna-se fundamental atingir as recomendações hídricas diárias estabelecidas para elas.

Para crianças com idades compreendidas entre 1 a 3 anos, as recomendações hídricas diárias são de 1,3L, enquanto que em crianças entre os 4 a 8 anos, essas recomendações são maiores, sendo de 1,7L. A partir dos 9 anos, as recomendações passam a ser diferenciadas consoante o sexo, sendo de 2,1L por dia para o sexo feminino e de 2,4L por dia para o sexo masculino. Estas, são quantidades totais de água diárias, seja a naturalmente ingerida em líquidos, seja a contida nos alimentos. É importante não esquecer que estas recomendações podem ser influenciadas pelo nível de atividade física e pelas condições ambientais, sendo que em dias de maior atividade física e maior calor as necessidades serão superiores.

A promoção de uma correta hidratação junto das crianças é fulcral, sendo que os pais, educadores, professores e outros cuidadores/familiares são peças chave para tal. De modo a promover uma correta hidratação nas crianças, damos-lhe então algumas dicas:

  • Os adultos próximos das crianças constituem modelos para as mesmas. Como tal, faça uma correta hidratação, bebendo água várias vezes ao dia e em frente das crianças;
  • Defina momentos específicos do dia para o fornecimento de água às crianças: ao acordar e/ou deitar, às refeições, no intervalo das refeições, no intervalo da escola ou das atividades, etc.;
  • Coloque uma garrafa de água na mochila da escola, e não se esqueça de explicar às crianças a importância de ir bebendo água ao longo dia;
  • Promova a ingestão de outros líquidos nutricionalmente adequados – leite, iogurtes, infusões ou sumos 100% de fruta, sem açúcares adicionados;
  • Promova o adequado consumo de frutas, sopa e hortícolas nas crianças, uma vez que estes constituem alimentos com elevado teor em água;
  • Reforce a hidratação das crianças em dias de maior calor ou em que estas desenvolvam atividades de maior esforço físico (antes, durante e após essas mesmas atividades);
  • Transporte sempre consigo uma garrafa de água nas saídas de família, e ofereça água frequentemente às crianças;
  • Incentive à utilização dos bebedouros em espaços públicos.

Para obter mais informações e dicas de como hidratar adequadamente as crianças, consulte o Manual de Hidratação, publicado pelo Movimento 2020. Pode descarregar este manual aqui.

A equipa Movimento 2020