Entre bem hidratado no Ano Novo!

Entre bem hidratado no Ano Novo!

Na Passagem de Ano é natural o consumo de bebidas alcoólicas. Do champanhe aos espumantes, passando pelos aperitivos e pelo vinho ao jantar, até às bebidas espirituosas noite dentro, é comum entrar em algum excesso durante esta festividade.

No entanto, lembre-se que o consumo excessivo de álcool tem várias implicações diretas na saúde. A desidratação é uma delas. Já é habitual alguma redução do consumo de líquidos nesta altura do ano, associada ao tempo frio. Por isso, para não acentuar a desidratação, evite a ingestão exagerada de álcool.

A nossa Dieta Mediterrânica prevê estas ocasiões festivas em que nos devemos permitir pequenos excessos. Ainda assim, recorde-se que é importante manter a moderação no consumo de bebidas alcoólicas e tenha opções disponíveis para hidratar a família e os amigos.

Por exemplo, se vai organizar um Reveillon em casa, para além das bebidas típicas, ofereça aos seus convidados águas aromatizadas com fruta, especiarias e ervas aromáticas, para que se possam hidratar de forma diferente e mais divertida. Para a ceia, além de um reconfortante caldo verde, ofereça ainda chá e infusões, que ajudarão a manter bons níveis de hidratação.

Boas entradas em 2016!

Liliana Oliveira, Nutricionista do Movimento 2020.
Membro da Ordem dos Nutricionistas
nº2005N