O gás nas bebidas interfere na hidratação?

O gás nas bebidas interfere na hidratação?

Existe o mito de que as bebidas com gás devem ser evitadas, especialmente em épocas em que a temperatura é mais elevada. No entanto, é conhecido que o gás não influencia o conteúdo em água da bebida que é absorvida, nem influencia a sua taxa de libertação das substâncias que não têm utilidade para o nosso metabolismo.

Bebidas com ou sem gás?
Existem no mercado várias opções de bebidas não calóricas com gás, como, por exemplo, águas gasosas naturais, águas gaseificadas e bebidas refrigerantes com gás. 

A presença de gás nas bebidas, exceto as águas gasosas naturais, consegue-se a partir da adição de dióxido de carbono (CO2) às mesmas. Quando este é misturado numa bebida, produz em muitas pessoas sensações que são agradáveis ao paladar. Apesar disto, as bebidas com e sem gás têm exatamente a mesma proporção de água, pelo que têm o mesmo poder hidratante.

Associado a este mito das bebidas gaseificadas possuírem menor poder de hidratação que as bebidas sem gás, surge o mito de que, principalmente em épocas de temperaturas elevadas, as bebidas com gás devem ser evitadas. Como explicado acima, as versões de bebidas com gás têm o mesmo efeito na hidratação que a mesma bebida, na versão sem gás, característica que se mantém independentemente da temperatura ambiente.

Vários estudos foram já realizados em atletas de alta competição, revelando que o consumo de bebidas com gás não tem qualquer influência na libertação de sódio, potássio, entre outros, nem tão pouco na quantidade de líquidos ingeridos pelos atletas. Além disso, estes estudos demonstram ainda que a adição de gás às bebidas não tem qualquer efeito ao nível do esvaziamento gástrico, não causa maior sensação de desconforto gastrointestinal, nem influencia a performance do atleta.

Muitas destas bebidas são consumidas pelo prazer que proporcionam e, em épocas de muito calor, são comumente utilizadas para refrescar. Esta forma de consumo pode ser vantajosa, uma vez que permite a hidratação voluntária sem que haja sede.

Tão ou mais importante que a presença ou não de gás é escolher a bebida que mais se adequa às suas necessidades e estilo de vida, considerando características como presença ou não de açúcar na bebida, valor calórico, entre outras características nutricionais.

Equipa do Movimento 2020