O pH e minerais das bebidas são importantes?

AdobeStock_116743663_tbn

Hidratar o organismo humano é uma condição imprescindível para a vitalidade do dia-a-dia! Águas, sumos de fruta e/ou de legumes, tisanas, chás (sem adição de açúcares), sopas de legumes, batidos de fruta… são excelentes bebidas para a reposição diária de água corporal.

E qual a composição ideal em minerais de uma bebida? O pH das bebidas deverá ser mais ácido ou alcalino? Questões como o pH e composição em minerais das bebidas, no indivíduo saudável, não representam qualquer dúvida pois o importante é HIDRATAR

O potencial de Hidrogénio (pH) é uma escala que representa a medida de acidez ou alcalinidade de uma solução. Bebidas com pH igual a 7 são consideradas bebidas neutras, temos o caso da água canalizada. Soluções aquosas, tais como refrigerantes, café, bebidas alcoólicas, com pH <7 apresentam um potencial ácido e com pH >7 apresentam um potencial alcalino ou básico, tais como leite, sumo de limão.

A bebida de eleição deve ser a água que apresenta um pH neutro, na sua maioria. O nosso organismo está “dotado” de um sistema altamente eficaz para manter o equilíbrio ácido-base. A questão do pH torna-se relevante quando estamos perante um desportista de alta competição, ou um indivíduo com doença associada. Neste caso, o consumo excessivo de bebidas ácidas pode causar distúrbios a nível intestinal, aumentar a probabilidade de erosão dentária e potenciar o refluxo gastro esofágico, levando a uma maior susceptibilidade imunitária do organismo humano.

Rita Calha, Nutricionista Membro da Ordem dos Nutricionistas nº 0529N.
Colaboração com Dietética e Nutrição da ESTeSL.